dicas pos operatorioCom informações do Smart Beauty Guide | Autora: Mary Cunningham

Depois de anos se olhando no espelho e lamentando aquela gordura localizada ou repuxando a pele flácida você decide que está na hora de optar por uma cirurgia plástica.

Sua primeira parada durante seu planejamento deve ser uma consulta com um cirurgião plástico credenciado à SBCP. Para auxiliar sua preparação, o presidente da Associação Americana de Cirurgia Plástica Estética, Dr. Michael Edwards falou com a repórter Mary Cunningham, do Smart Beauty Guide, sobre como estar pronto fisicamente, emocionalmente e mentalmente para se submeter a um procedimento com maior segurança. Confira!

Preparação Física

Quais fatores associados ao estilo de vida podem prejudicar a recuperação após a cirurgia?

Antes do procedimento nós pedimos aos pacientes que prestem atenção a alguns fatores que podem prejudicar o tempo de recuperação, como o peso ou flutuações no peso, hábitos nutricionais, remédios ou suplementes que estejam usando, freqüência de atividades físicas, tabagismo, consumo de álcool, exposição ao sol, hábitos de sono e estado de estresse geral.

Cada um destes aspectos tem papel importante na capacidade de recuperação do paciente. É claro que o objetivo é que todos se recuperem o mais rápido e com o menor desconforto possível. Por isso, quanto mais honesto e aberto a pessoa for com os cirurgiões plásticos, mais nós estaremos preparados para ajudá-la a chegar ao seu objetivo.

O que os pacientes precisam saber antes de se submeter ao procedimento?

O próximo passo na preparação para a cirurgia plástica é o paciente entender completamente tudo o que o procedimento a que ele irá se submeter envolve, como o tempo de recuperação, que podem ser dias, semanas ou meses, dependendo do tipo da cirurgia plástica. O paciente deve estar preparado mentalmente e para isso é preciso discutir suas expectativas com o cirurgião para ter certeza de que o resultado e o tempo de recuperação desejados são realistas. Eles também devem saber se terão o tempo suficiente para se afastar do trabalho (se necessário) e sobre a necessidade de ter alguém para auxiliá-los com qualquer coisa no período após a cirurgia plástica.

Qual a importância dos pacientes informarem a seus cirurgiões plásticos de seu histórico médico e procedimentos cirúrgicos anteriores?

Da mesma forma que solicitamos que os pacientes contem a seus cirurgiões sobre seu estilo de vida e seus hábitos, é igualmente importante que o paciente informe por completo seu histórico médico. Assim os cirurgiões podem esclarecer com maior precisão e detalhes os riscos do procedimento que se deseja fazer utilizando como base o passado médico e cirúrgico do paciente. A consulta antes da cirurgia plástica é o momento ideal para o paciente tirar todas suas dúvidas que ele possa ter, incluindo o que esperar, detalhamentos da recuperação e dos riscos.

Este também é o momento em que o paciente deve aproveitar para confirmar as credencias do cirurgião plástico e do local onde será realizado o procedimento.

Credenciais

Quais são as certificações ou credenciais que os pacientes devem buscar antes de escolher um cirurgião plástico?

Os pacientes devem procurar a certificação da American Board of Plastic Surgery (ABPS) ou do Royal College of Physicians and Surgeons in Canada. Se o profissional for membro da American Society for Aesthetic Surgery (ASAPS), eles serão ainda mais qualificados, por meio do treinamento e experiência necessários para integrar a entidade.

(OBS: No Brasil os pacientes devem buscar, a exemplo do descrito pelo Dr. Edwards, cirurgiões plásticos associados a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Isso garante que o profissional passou por rigoroso processo de treinamento e qualificação para conquistar seu título e filiação).

Considere o local

Qual a importância do local onde será realizada a cirurgia plástica?

Se o procedimento for ser realizado fora de um hospital o paciente deve confirmar que o local é aprovado pelo órgão competente no país, sendo assim uma instalação credenciada.

Acompanhamento

Após um procedimento, o que o paciente deve saber sobre o acompanhamento pós-operatório?

Dependendo da complexidade da cirurgia plástica, o paciente irá precisar de um acompanhante para levá-lo para casa caso ele não vá passar a noite no centro cirúrgico ou no hospital. Diversos procedimentos exigem medicamentos, visitas ao consultório e cuidados em casa.

Fonte: Blog cirurgia Plástica